A HISTÓRIA DO NARGUILE




A ORIGEM

Muitas são as origens do narguile, mas o que sabemos é que fumar o narguilé faz parte da cultura de muitas regiões do mundo, como Oriente Médio, Sul da Ásia, Índia e Norte da África. Relatos remetem sua origem à Índia. Uma das versões diz que foi inventado por um médico para retirar as impurezas da fumaça. Quando o aparato chegou à China, passou a ser usado para o fumo, mesmo assim existem evidências históricas do uso do narguile na Mesopotâmia e na Pérsia. Esses primeiros narguiles seriam feitos com madeira e coco.


O NARGUILE COMO SINAL DE PAZ Nos países árabes, o narguilé foi rapidamente incorporado na cultura como uma experiência a ser compartilhada. É comum nas salas das residências haver um narguile que serve tanto como decoração como para o fumo. Na antiguidade, líderes de tribos distintas compartilhavam o narguilé como um sinal de paz entre elas. Na região, ainda hoje, oferecer o seu narguilé a um visitante é um sinal de camaradagem.


OS NOMES DO NARGUILE O nome “Narguile” é originário da língua persa, da palavra ‘nargila’ que significa ‘coco’. O “Narguilé” vem da pronúncia francesa, graças à influência da cultura árabe na França. Já a palavra Arguile tem a mesma origem de “Narguile”, mas é mais próxima da pronúncia em árabe. Ainda existem outros nomes como “shisha“, que em alguns lugares da Arábia se refere somente ao fumo, Water Pipe, nos Estados Unidos e ainda Hookah, o nome indiano, que também é utilizado em outras localidades.


OS COSTUMES DA CULTURA

O uso do narguilé tem costumes diferentes em cada país. veja alguns deles. – Nos países de origem árabe um homem nunca pode passar a mangueira diretamente para uma mulher. – Também não é permitido oferecer a mangueira com o bico apontando para outra pessoa. Esse gesto é considerado obsceno. – Na Índia antiga, ter um narguilé em casa não era apenas para fumar, mas também sinônimo de prestígio. - Nos Estados Unidos a cultura do narguile cresceu muito e tem alguns famosos como praticantes.


O ARGUILE NO BRASIL

O Arguile chegou no brasil com os imigrantes árabes em meados do século 20. Porém a prática da experiência se espalhou no inicio dos anos 2000. O brasileiro criou sua própria cultura do narguile. A preferência por bastante fumaça e sabores diferenciados no narguile é uma marca do Brasil. Atualmente é comum existirem espaços como lounds especializados para a experiência do narguilé nas cidades brasileiras e até eventos voltados para esse público que não para de crescer.






5 visualizações

Shisha App's 2020- Todos os direitos reservados